Brasil – um mix de culturas e origens

O que é cultura? Esse é um termo que é tão simples quanto complexo. Podemos dizer que é o conjunto de padrões, organizados ou não, que regem uma sociedade. É a maneira com que ela se expressa, cozinha, pensa e se relaciona. Cultura é arte, é dança, é a comida da nossa avó, é a festa de rua, são as expressões únicas que nem no dicionário estão. Cultura é vida.

O Brasil é um país único. Com uma origem tão diversa e influências de dezenas de outros países, não é fácil (nem possível) identificar a cultura brasileira. Em uma viagem pelo Brasil, podemos sentir e analisar facilmente a mudança de sabores, música, maneira de falar e de interagir que acontece quando passamos por regiões, estados e até cidades diferentes.

Que cultura é essa? Grupos culturais no Brasil

Não podemos resumir essa riqueza toda em um só artigo, mas podemos dar uma ideia sobre alguns dos principais grupos culturais brasileiros.

  • Grupo indígena

Os indígenas são o grupo mais antigo do Brasil, pois eram os donos da terra muito antes da invasão dos europeus. Em alguns lugares eles ainda conseguem manter alguma distância e viver de acordo com seus próprios costumes, mas é cada vez mais difícil. A culinária do norte tem influências fortíssimas indígenas, e o costume de dormir de rede dos nordestinos também.

  • Grupo africano

Além de invadirem o Brasil, os europeus também escravizaram grupos de africanos e os trouxeram para cá. Esses grupos influenciaram enormemente a cultura brasileira, afinal, quem nunca comeu acarajé ou assistiu capoeira? Não é só isso, porém. A língua portuguesa e gêneros musicais, como o samba e a bossa nova, também são o que são por conta da influência africana.

Além desses dois grupos, os Portugueses também trouxeram muito dos seus costumes para o Brasil. A língua portuguesa, a religião católica e até o carnaval foram introduzidos na época da colonização.

Related Posts

About The Author