Filmes sobre nossas raízes – grupos culturais do Brasil

Existem muitas maneiras de adquirir conhecimento, seja através de livros, músicas, conversas, até filmes. Até professores fazem uso de canções e filmes para ilustrar fatos históricos ou exemplificar aspectos culturais em suas aulas. Pensando nisso, hoje nós vamos trazer uma lista de filmes que mostram bem as peculiaridades culturais brasileiras, especialmente seus grupos culturais diferentes.

Filmes para entender cultura

Muitos filmes criados sob o ponto de vista de um grupo cultural são bastante interessantes, principalmente se essa cultura é alheia. É importante e curioso entender como o Brasil se tornou o que é através da mistura de diferentes grupos culturais, e nada melhor do que filmes para mostrar isso.

  • Quanto vale ou é por kilo?

Esse filme de Sérgio Bianchi não somente mostra o Brasil na época da colonização, mas também faz um paralelo com os dias de hoje. Interessantemente, o filme é uma adaptação da obra “Pai contra mãe”, de Machado de Assis. Apesar de não ser um livro recente, a história se mostra agudamente atual, e a correlação entre a escravidão dos negros e a exploração da miséria dá ao filme uma aura crítica, mas bem cativante.

  • As hiper mulheres

Esse é um documentário que foi realizado pela VNA – Vídeo nas Aldeias, um projeto incrível de produção audiovisual indígena no Brasil. Mostra a preocupação de um índio com sua companheira já idosa, e a realização do Jamurikumalu, um importante ritual de propagação de conhecimento através do canto das mulheres. É um mergulho no mundo indígena como nunca visto antes, e extremamente bem feito.

  • Pra ficar na história

Não foram só os portugueses que deixaram a marca europeia no Brasil. Italianos e alemães também imigraram fortemente para o sul do país no século XIX. Esse documentário conta a história dessa imigração, e mostra artefatos, histórias e costumes que os italianos trouxeram e deixaram no Brasil.

Related Posts

About The Author