O teatro como expressão cultural no Brasil

O teatro brasileiro teve suas origens na época da colonização. Os jesuítas, principalmente, utilizaram bastante desse recurso na tentativa de evangelizar os indígenas brasileiros. Os próprios índios, muitas vezes, serviam de atores nessas peças, que tinham muitos aspectos de canto e dança.

Com o “desenvolvimento” do Brasil, muitos teatros foram sendo construídos nas capitais, e essa arte se difundiu cada vez mais. Hoje em dia, o Brasil é terreno fértil para peças de teatro, e muitos atores escolhem uma carreira no teatro ao invés de televisão ou cinema. Muitos grupos culturais usam expressões artísticas para manter vivas suas origens, costumes e tradições. Vamos ver alguns exemplos disso.

Peças, grupos e teatros no Brasil

  • Curumim

Uma peça destinada ao público infanto juvenil, mas que agrada a todas as idades, homenageia a cultura indígena e ilustra suas relações com a fauna e a flora brasileira. É apresentada pela Cia. BuZum! Em São Paulo.

  • Teatro negro e atitude

Esse grupo de teatro, de Minas Gerais, foi criado em 1993 e continua impressionando nos palcos até hoje. Ele é bastante voltado à pesquisa, e cria e encena peças que exploram as manifestações da cultura popular brasileira de origem africana. Atualmente estão com a peça “A sombra da goiabeira” em cartaz, no Memorial Minas Gerais Vale.

  • Teatro Amazonas

O norte do Brasil, muitas vezes, é esquecido quando se trata de manifestações culturais, mas é uma das regiões com o grupo cultural mais forte do Brasil. Com muitas lendas, tradições e costumes bem distintos do resto do país, a região merece um teatro de qualidade para mostrar tudo isso. Foi assim que, em 1896, o Teatro Amazonas foi construído. É um prédio imponente e um dos teatros mais importantes do Brasil.

Atores bastante famosos continuam a fazer teatro, e afirmam que é bem mais recompensador do que a TV. Alguns deles são Marco Nanini, Fernanda Abreu e Lazaro Ramos.

Related Posts

About The Author